Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog da Diana

Blog da Diana

Novidades mesmo frescas #3 XXIII Edição da Feira da Terra - 6 a 9 Julho

19642692_800911316751273_571227823662826861_n.jpg

Olá meus amores,

Venho deixar aqui uma dica bem diferente para o vosso fim-de-semana. Hoje começa à XXIII Edição da Feira da Terra, no Terreiro de São Torcato em Guimarães. Este evento é organizado pela Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais. 

Eu já participo desde dos meus 12 anos, já lá vão 15 anos, adoro fazer parte deste evento. Primeiro comecei como voluntária e agora faço como organizadora, uma vez que trabalho na ADCL (Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais). Aconselho toda a gente a participar e a fazer parte destes 4 dias, Há muito para ver e até pode levar a família para comer.

Para quem não conhece este evento, este se realize desde de 1994, sempre no 2º fim-de.semana de Julho.

Esta feira tem como principal finalidade a promoção e divulgação de actividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região. É um espaço de divulgação das potencialidades do meio rural, numa expectativa de valorização da sua diversidade e qualidade da sua cultura e dos seus produtos.

A Feira da Terra têm contribuído para revelar a importância da agricultura tradicional, para o equilíbrio do ambiente e preservação do património cultural da comunidade, colocando em destaque as propriedades dos produtos agrícolas e artesanais da região: o sabor, o perfume, o gosto, a cor e a textura, procurando simultaneamente reforçar redes de comercialização. A Feira é uma forma de dar a conhecer e promever hábitos e costumes da região esquecidos um pouco por todos nós. 

Em termos de expositores, a Feira da Terra conta com a participação de agricultores, artesãos e de outras actividades que se relacionam com o mundo rural, assim como, os produtores de broa de milho, enchidos, doces tradicionais, compotas e entidades promotoras deste movimento.

feiraterraaprpolar.pngEste evento conta todos os anos com um programa de animação, muito diversificado desde de tocatas, grupo de folclore, grupo locais de música tradicional, animação de rua e animação de espaços lúdicos. Vão deixar aqui o programa para poderem verem.

 

FEIRA DA TERRA.jpg

Ao longo das diversas edições a participação da ADCL não se resume somente ao papel de entidade organizadora. A Feira da Terra é também um espaço de divulgação de projectos e iniciativas educativas e culturais realizadas ao longo do ano por esta associação.

Venham visitar a nossa feira, depois deixo um vídeo no meu canal.

Gostaram? Espero que sim.

Subscrevam o blogue e comentem.

Beijinho e marcamos encontro no próximo post.

images (1).jpg